EVENTO IADESCC-BRASIL 20012

EVENTO IADESCC-BRASIL 20012



1º Encontro Kalé Rhomá Brasil - 19,20 e 21 Maio Souza - PB.

1º Encontro Kalé Rhomá Brasil - 19,20 e 21 Maio Souza - PB.

sábado, 4 de abril de 2009

A Logo Marca do Instituto.

A logo do Instituto
é uma adaptação da bandeira
Internacional Cigana juntamente com o mapa do Brasil.

O Azul simboliza o céu, a liberdade e os valores espirituais, pois todo cigano é livre..
O Verde representa a natureza, o chão que o cigano pisa e caminha e as matas nas quais o povo cigano abriu caminhos,
a Roda Vermelha, representada pela roda da carroça, significa a evolução do conhecimento, com a qual os ciganos percorrem o mundo.
e por fim a cor Dourada que representa a riqueza dos costumes e conhecimentos da cultura cigana.

ENTREVISTA EXCLUSIVA:

Em entrevista ao Camaçari Notícias Gilson Dantas da Cruz, Líder do povo cigano de Camaçari fala pela primeira vez a um veículo de comunicação sobre sua gente, sua cultura, e as dificuldades que enfrentam devido à imagem destorcida e preconceituosa criada pela sociedade contra o povo cigano.

1. O que representa dentro da sua cultura ser líder do povo cigano de Camaçari?
Ser líder é orientar e aconselhar os ciganos, ajudar no momento de dificuldades, dando apoio financeiro, judicial, em caso de doença e em qualquer dificuldade, pois nosso povo ainda é carente de instrução. O líder tem sempre grande participação na família cigana. Eu sou o líder cigano de Camaçari e da Orla também.

2. Quais os principais marcos da cultura cigana?
Nossa língua, que no passado serviu para livrar o cigano até da morte, as vestimentas das mulheres e adereços. O ouro é uma tradição herdada dos nossos antepassados. O cigano pode ser pobre, mas ele só usa ouro. Outro traço da nossa cultura é o nosso jeito alegre e solidário de ser. O cigano está sempre ajudando seus amigos e parentes. Também gostamos de fazer festas e celebrar nossos momentos felizes com as pessoas que amamos.

3. Quantos grupos ciganos existem em Camaçari?
Existem aproximadamente 30 acampamentos aqui dentro de Camaçari. Em todo o município inclusive na orla o numero de ciganos chega a 400 famílias.

4. Quem é o cigano?
O cigano é alguém que se preocupa e cuida dos seus familiares. É dócil, amigo e alegre. É alguém que está sempre pronto para ajudar as pessoas, apesar da fama ruim que a sociedade criou sobre nós baseada em fatos isolados de violência cometida por determinado cigano. Estamos no século XXI e o povo cigano tem acompanhado as mudanças que estão acontecendo no mundo. Nossas crianças estão nas escolas, estamos pagando escola particular para alfabetizar as mulheres mais velhas que não estudaram anteriormente. Eu tenho irmão formado que ensina em Universidade. Utilizamos os meios de comunicação, a televisão, o computador e a internet e interagimos com a comunidade ao nosso redor.

5. O que significa o Dia Nacional do Cigano para os ciganos?
O dia 24 de maio, instituído pelo Presidente Lula em 2006 como o Dia Nacional dos Ciganos é motivo de muito orgulho para nós. É gratificante saber que contamos com um governo que está atendo às minorias do nosso país. O dia 24 de maio foi escolhido em homenagem a Sara Kali Padroeira dos Ciganos. É uma conquista comemorada por todos os ciganos do Brasil.

6. Por que os ciganos reivindicam respeito à sua identidade e cidadania à sociedade?
Porque somos cidadãos brasileiros e ao contrário do que as pessoas pensam, nós temos documentos, elegemos nossos representantes, pagamos impostos. No século passado não éramos assim, mas hoje acompanhamos o desenvolvimento da sociedade. Aqui em Camaçari o cigano tem residência fixa, carteira de identidade, título de eleitor. A prova disso é que ajudamos a eleger através do voto, nosso prefeito Caetano desde a eleição passada e votamos para sua reeleição no dia 05 de outubro, pois para nós ciganos esse governo é democrático e respeita a nossa cultura.

7. Que tipo de discriminação o cigano sofre?
Sofremos muito preconceito e discriminação. As pessoas costumam generalizar fatos isolados. Por exemplo: um cigano comete uma infração contra alguém, logo seu erro recai sobre todos. Acho que não se pode mais pensar assim, pois o mundo evoluiu. Se eu Gilson cometer alguma arbitrariedade perante a justiça sou eu quem tenho que pagar pelo meu erro e não todos os ciganos. Isso precisa acabar. O cigano não é violento, matador e sem escrúpulos como tentem mistificar. Somos seres humanos e temos os mesmos sentimentos que o branco, o negro, o índio, enfim as pessoas precisam nos conhecer de perto antes de fazer julgamentos precipitados. Cada um que pague pelos seus erros na justiça. É muito cruel discriminar um povo. Todo cigano é assassino? Todo negro é ladrão? Acho que as pessoas devem refletir sobre isso.

8. Como o cigano pode se defender das injustiças perante a lei?
O Presidente da República já sofreu com o preconceito, acho que por isso atentou para nossa causa, pois contamos com o apoio do Governo Federal na pessoa de Perly Cipriano Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, com o Secretário Especial dos Direitos Humanos, com a Drª Mirian Stanescon, advogada e cigana que muito nos orgulha e com todos àqueles que usam da democracia e entendem as diversidades que enriquecem a cultura e a sociedade brasileira.

9. Os ciganos são conhecidos por emprestar dinheiro a juros. O que você tem a dizer sobre isso?
Realmente, porém essa pratica tem sido evitada por boa parte dos ciganos. Os bancos emprestam dinheiro a juros, os cartões de crédito cobram juros altíssimos e as pessoas não acham que estão sendo roubadas. Com o cigano acontece da seguinte forma: A pessoa o procura pedindo ajuda financeira, quando possível recebe essa ajuda. Agora na hora de pagar não age da forma correta, ou seja, não paga o que deve. Nós não temos garantias para emprestar dinheiro, quem empresta confia que a pessoa vai pagar. O máximo que conseguimos é um cheque pré-datado ou uma nota promissória. Eu particularmente não aprovo essa prática. Acho que agiotagem é contra a lei, mesmo que essa lei só funcione contra os ciganos. Essa prática será extinta do meio de nosso povo, pois nos atribuiu uma má reputação perante a sociedade, além de ter causado prejuízos financeiros a muitos ciganos que não receberam o pagamento do que emprestaram e acabaram numa situação financeira ruim.

10. Como é o casamento cigano hoje? A mulher é obrigada a casar com quem não quer?
Antigamente cigano só casava com cigano, hoje isso mudou. Acontecem casamentos entre ciganos e pessoas não ciganas. Porém ainda existe um pouco de restrição quanto à mulher cigana casar com um homem não cigano. Quanto ao casamento forçado, os coronéis assim como os ciganos escolhiam o marido de suas filhas, agora isso é coisa do passado. A mulher cigana não é obrigada a casar com quem não quer, entretanto ela só se casa com o consentimento da família. Isso é uma atitude de confiança e respeito aos pais e não uma imposição.

11. Os ciganos são ricos? O que fazem para se manter?
Isso é um mito. Na realidade existem muitos ciganos com dificuldades financeiras. Trabalhamos com vendas. Alguns têm uma condição melhor, mas não são ricos. Ainda existem ciganas nas ruas querendo ler a mão das pessoas para ganhar algum dinheiro. O que acontece é que somos um povo unido e sempre procuramos ajudar os nossos irmãos ciganos mais fracos.

12. Na sociedade contemporânea a convivência familiar sofreu mudanças. Como o cigano consegue manter a tradição e o convívio tão próximo dos parentes.
Somos unidos. Isso é um traço da nossa cultura. A família é nossa maior riqueza. Por isso estamos sempre reunidos sentindo um a dor do outro.

13. Os ciganos são fiéis às suas esposas?
Não. A maioria dos ciganos tem uma mulher cigana e outra não cigana, mas as ciganas não aceitam esse comportamento dos homens como acontece com qualquer casal. Já as ciganas são muito fiéis aos seus maridos, pois estão sempre acompanhadas por eles quando participam de algum evento ou festa.

14. Qual a religião do cigano?
Em sua maioria são católicos. Entretanto já existem em nosso meio evangélicos, e até pastor cigano.

15. O que você gostaria de dizer a sociedade camaçariense?
Gostaria de dizer em nome de todos os ciganos de Camaçari que não somos ladrões, matadores. Somos seres humanos, pessoas de bem que tem fé em Deus e acreditamos nas pessoas. Temos diferenças individuais, pois nenhum ser é igual ao outro. Peço que conheçam melhor quem é o cigano e não julguem todo um grupo por atos errados cometidos por determinado cigano.

Decreto Dia Nacional do Cigano

Decreto Dia Nacional do Cigano
"O Céu é Meu Teto, a Terra é Minha Patria e a Liberdade é Minha Religião".